Como identificar a persona para o meu negócio?

By setembro 10, 2018 outubro 22nd, 2018 Blog

Persona: O que é e como identificá-la?

Persona é extremamente importante para uma empresa se posicionar no mercado, por isso é necessário que ela saiba primeiramente a quem se destina seu produto ou serviço. Esse é o principal ponto de uma estratégia de marketing.

Para identificar a persona, não basta ter apenas o sexo e a idade, mas também comportamentos psicológicos, gostos, preferências, enfim, só dessa maneira você saberá quem são seus clientes em potencial e então poderá partir para a produção de conteúdo, ou seja, você irá traçar um cliente ideal, porém típico.

O que isso significa?

O cliente típico é traçado de acordo com informações comportamentais de possíveis clientes, traços que indicam compradores reais. Portanto, essas informações podem vir de uma base real de seus clientes, podendo ser os satisfeitos e também os insatisfeitos, e a partir daí traçar estratégias de melhorias.

Olhe esse exemplo:

Público – Alvo

Mulher entre 18 e 25 anos, classe média.
O que você sabe sobre essa pessoa? Seu sexo, idade e sua classe social. Você poderia restringir seu público segundo esse perfil, porém, seria uma segmentação limitada, concorda?

Persona

Ana tem 25 anos, ama ir ao teatro. Estudante de moda. Aos fins de semana acessa lojas online para pesquisar tendências de moda e maquiagem para sair com os amigos, e quando encontra, compra em lojas online que considera confiáveis.
Viu a diferença? A persona é um perfil bem mais completo e humanizado.
Da mesma forma, para a criação de conteúdo, você precisará saber o que falar e como falar com sua persona, ou suas personas, já que não existe um limite de perfis possíveis para o seu negócio. Planeje qual será seu tipo de relacionamento. Exemplos a serem aplicados:

Persona - ícones

  •  Responda perguntas como “Quem é meu cliente?”, “Do que ele gosta?”, “Quais páginas ele acessa?” Sabendo quais são essas páginas, você já terá uma dica fundamental do tipo de conteúdo o interessa.
  • A partir das respostas, aplique um estilo de conteúdo específico e único. Determine um tom de texto e comunicação que sua persona consiga entender e comece a interagir com ela.
  • Determine a quantidade de conteúdo que será produzido. Algumas pessoas podem ter limites de interação com conteúdos por dia, por isso é necessário fazer testes para saber o comportamento da sua persona.
  • Humanize o atendimento. Como sua persona gosta de ser tratada? Quais são as dúvidas ela tem que você pode responder? Pense em uma maneira de se comunicar para manter um bom relacionamento.

Sabendo responder essas questões principais, você alcançará ainda mais sucesso ao obter uma relação mais próxima e personalizada com seus clientes.

Entendeu o que é uma persona? Quer aplicar esse conceito ao seu negócio, mas precisa de uma consultoria? Fale com nossa equipe.

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