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Estratégia de SEO – Otimização de resultados

By outubro 2, 2018agosto 18th, 20222 Comments

O que significa SEO e por que preciso utilizar em meu negócio?

 

SEO significa Search Engine Optimization, que são estratégias de otimização que ajudam no ranqueamento de resultados de sites nas buscas do Google. Essa ordem é extremamente importante, já que 90% das pessoas clicam somente na primeira página de resultados.

Para que serve exatamente essa estratégia?

Essa estratégia só funciona quando você entende quais são os interesses reais do usuário. O que ele está procurando? Por que está procurando? É necessário entender a psicologia do usuário por trás da busca.
O algoritmo do Google muda constantemente para se adequar e melhorar a experiência do usuário. Esse algoritmo de ranqueamento armazena em ordem de relevância os resultados, colocando no topo os que, por alguns fatores, merecem maior destaque.

Quais são os principais fatores de ranqueamento?

– Conteúdo de qualidade e relevante;

Quanto melhor for o conteúdo do seu site, mais chances ele tem de aparecer em destaque. A qualidade mostra o quanto aquele assunto corresponde ao seu negócio, se responde dúvidas do usuário e se é original.
Outro ponto importante de se ressaltar é o tamanho do texto. O Google considera um tamanho suficiente para resultados de SEO, um conteúdo de aproximadamente 2 mil palavras, então quanto maior ele for, contando com os quesitos anteriores, melhor posicionado será.
Mas não esqueça: seu conteúdo precisa ser claro para responder as principais dúvidas da sua persona. Caso ela não encontre o que precisa prontamente, ela deixará o seu site e irá procurar outro.

– SEO title;

É o título que aparece nos resultados juntamente com o link do site. É o que atrai os usuários a entrarem naquele link, ou não. Por isso precisa ser uma SERP chamativa e fazer uma promessa a ser cumprida no momento que ele clicar.
É necessário pensar muito bem nas palavras-chave, além de não poder ser muito longo para não passar dos 55 caracteres.

– Title tag, ou título interno;

É o primeiro título que aparece quando o usuário acessa o conteúdo. Não pode ser confundido com o título do post ou o SEO title, pois cumprem objetivos diferentes.
Esse título interno deve conter palavras-chave, de acordo com a busca no Google. Se a busca foi feita “Como fazer bolo?”, o seu title tag deve conter essas palavras, ou sinônimos que possam substituir alguma delas. O objetivo é fazer com que o Google entenda que ali as principais dúvidas do usuário serão tiradas através de uma receita ou de um post com dicas.

– Tempo de permanência no site;

Esse fator é considerado pelo Google um dos principais, pois mede a qualidade e o interesse do usuário em permanecer ali. Se ele permanecer, significa que ele encontrou o que precisa e está satisfeito com o que está lendo. Caso contrário, o ranqueamento da busca será prejudicada, pois o Google entenderá que o usuário não teve interesse ou o conteúdo não deu as respostas que ele procurava. Um dos fatores que fará com que ele permaneça é a usabilidade do seu site.

– Descrição de imagens;

Para otimizar de maneira mais efetiva, é necessário salvar as imagens da maneira que serão entendidas como parte da estratégia de SEO.
O Google não lê as imagens da mesma maneira que nós, por isso elas precisam ser salvas com elementos textuais. Portanto, salve as imagens de acordo com o que ela representa. Nunca utilize aqueles nomes que usamos geralmente na hora de salvar, como IMG.jpg, por exemplo. Um dos motivos é que, caso a imagem não esteja carregando, a descrição já diz sobre o que se trata a imagem.
Pense na qualidade e no tamanho: quanto maior, melhor a qualidade; porém, procure não colocar imagens que interfiram no carregamento da mesma ou do site. Isso pode interferir na experiência do usuário. Caso um deles não carregue, o usuário sairá, diminuindo o tempo de permanência na página.

Como fazer uma pesquisa de palavras-chave?

1. Primeiramente você precisa conhecer muito bem sua persona. Sabendo quem são as pessoas que lerão o seu conteúdo, será muito mais fácil e eficiente cada passo a partir daí.
Você poderá definir o tema do conteúdo, o tom a ser utilizado e os possíveis problemas que serão solucionados de acordo com as principais dúvidas da sua persona.
2. Você pode fazer pesquisas no Google manualmente. Caso você imagine quais sejam as palavras mais utilizadas pela sua persona, você poderá fazer pesquisas utilizando palavras-chave com cauda longa.
Por exemplo: Caso seu negócio seja uma confeitaria e você irá postar um conteúdo sobre bolos, não seja genérico na pesquisa. Pense em “Receitas de bolos de chocolate”, por exemplo, e se os resultados da busca trouxerem uma qualidade para você, utilize.
Porém, existem ferramentas que agilizam as pesquisas e trazem números reais do volume e concorrência das palavras.
Algumas delas são:
– Keywords Planner (Ferramenta de pesquisa do próprio Google);
– Seemrush;
– Ubersuggest;
Vale lembrar que os resultados do Google podem ser feitos de maneira orgânica, não paga ou paga com anúncios pela própria ferramenta do Google ADS.
O modo que você obterá os resultados dependerá da sua estratégia de marketing.

Atingindo os objetivos:

Qual seu principal objetivo a ser atingido com a estratégia de SEO?
Quase 100% dos casos é obter maior visibilidade do seu site ou blog.
Para você alcançar os resultados do seu planejamento de marketing, vamos te mostrar que existem dois tipos de palavras-chave:

1. Head tail keyword

São palavras abrangentes em buscas genéricas. O problema dessas palavras é a alta concorrência. Não se engane! Apesar do alto volume de buscas, o ranqueamento será muito difícil devido à abrangência dessa palavra.
Tomando ainda como base a confeitaria, pense que você deseja saber qual o volume da palavra “doce”. Imagine a extensão de resultados que essa palavra pode trazer.

2. Long tail keyword

São palavras mais específicas,as de cauda longa.
Por mais que tenham um volume de buscas menor, o que pode parecer algo negativo, o resultado é muito mais proveitoso, já que a busca é mais assertiva.
se você quer procurar por “receitas de doce de leite”, por exemplo, os resultados virão muito mais filtrados e qualificados.

Não se esqueça que a estratégia de SEO precisa estar atrelada à uma boa estratégia de Marketing Digital.

Precisa de uma estratégia de SEO para sua empresa? Existem diversos outros fatores que podemos te indicar de acordo com sua empresa. Fale com a nossa equipe.
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