Smarketing – Um aliado para alavancar as vendas no site

By outubro 22, 2018 Blog, Marketing Digital

Smarketing: O que é?

Smarketing ou Vendarketing: a ideia de junção não se restringe apenas ao nome, mas no conceito, ou seja, basicamente, em uma empresa, o departamento de vendas e de marketing devem ser aliados.
Significa que uma estratégia de vendas que combina as metas dos dois departamentos para que haja um resultado mais significativo tanto para a empresa quanto para o cliente.

Quais são os principais objetivos?

1. Melhorar a forma como sua empresa conquista clientes.

Os principais meios de conquistar clientes é através de algumas estratégias de atração, tais como:

– Blog: Para manter uma comunicação com conteúdos relevantes;
SEO: Otimizando resultados através de palavras-chave. O buscador do Google encontra com mais facilidade conteúdos com essa estratégia;
Redes sociais: Mantenha informações atualizadas, trechos do blog, textos e imagens de entretenimento que gerem engajamento;
– E-mail marketing: Para nutrir os leads com conteúdos de informações sobre a empresa e ofertas semanais, por exemplo;
– Parcerias: Negócios que se assemelham ao seu, que possa trazer valor e credibilidade para ambas as partes.

Porém, além de todas essas estratégias, é necessário que exista uma equipe dedicada por trás de cada um desses canais de relacionamento.

Você sabia que 68% das pessoas deixam de comprar por mal atendimento?
Então otimize suas equipes para conquistarem mais clientes satisfeitos!

2. Aumentar o desempenho das equipes e das estratégias do negócio.

O time de vendas deve estar negociando com sua persona para que ela se torne cliente. Enquanto isso, o marketing está traçando estratégias para nutrir os leads através do funil de vendas e repassá-los aos consultores.
O time de marketing está ocupado em cada uma das etapas das ações através de um planejamento de campanha definido pelas equipes.
Sem todas as informações do time de marketing, fica muito mais difícil para os vendedores o fechamento do negócio, já que não acompanharam o comportamento da persona diante do Inbound marketing, ou seja, marketing de atração.

3. Estimular a união da empresa.

É muito mais interessante e rentável para os negócios a união dos setores da empresa. E além do que já vimos anteriormente, a comunicação eficiente e aberta, diminui o ruído entre ambas as partes.
É importante salientar que desse modo, com uma equipe coesa e harmônica, não é apenas a empresa que irá se beneficiar, mas também os clientes.
Não se esqueça de que todos precisam de um mesmo tom e que é necessário manter um marketing de relacionamento com o cliente/ persona através de uma comunicação eficiente e de qualidade.

Como implementar o Smarketing na empresa?

* Determine os objetivos de ambas as equipes.

Trace os objetivos que as equipes têm e torne esses objetivos comuns.
Toda ação dentro de uma empresa deve ter pelo menos um objetivo, pois assim você saberá para onde está indo, e se chegou ao lugar desejado.
Tenha um plano de marketing! Com um bom plano, você poderá fazer testes de satisfação, de persona e também do tom adotado para a comunicação.

* Promova reuniões frequentes.

As duas equipes precisam se comunicar periodicamente, seja em reuniões presenciais, por e-mail ou videoconferências.
O brainstorm de todas as pessoas envolvidas nesse trabalho comum faz com que todos fiquem empenhados no mesmo objetivo: Atrair, converter, relacionar e VENDER!

Torne esse conceito de Smarketing um diferencial de vendas na sua empresa!

Precisa de consultoria de vendas e relacionamento com o cliente? Fale com a nossa equipe.

Leave a Reply