O que é importante para um site?

By setembro 10, 2018 outubro 17th, 2018 Blog, Web

Qual é o primeiro fator mais importante para um site?

1. A Usabilidade

Um site precisa ser fácil de usar.
Um dos maiores erros em um site é não deixar claro do que se trata. É necessário que a busca pelo produto, serviço ou informação seja uma experiência fácil para o usuário.

Aqui vão algumas dicas fundamentais para melhorar a usabilidade do seu site:

1. Tenha um layout simples para a navegação;

A primeira impressão é a que fica. Se ao entrar no seu site, o usuário encontrar dificuldade na navegação, ele certamente sairá, criando uma experiência negativa. Fique atento se ele tem um layout responsivo, ou seja, se pode ser acessado tanto do desktop, quanto de um smartphone, por exemplo.
Além disso, o layout simples faz com que o site carregue em menor tempo. Sites que demoram para carregar, são rejeitados em menos de 7 segundos.

2. Deixe claro quais são os serviços que podem ser encontrados ali;

Alguns sites não deixam claro do que se trata. Por exemplo, reveja se o nome tem a ver com os serviços, se ao abrir a página você descreve qual é o objetivo principal proposto e se você descreve um pouco da sua história.
As pessoas buscam por informações extras, então se certifique que o seu site pode oferecer essa comunicação com o usuário.

3. Ofereça um conteúdo fácil de se entender e o mantenha atualizado;

É muito importante que você preste um serviço extra para o público. Sugiro que tenha ao menos um conteúdo para que sane as principais dúvidas de quem procurou seus serviços.
Coloque uma pesquisa importante, cite fontes, sempre se atentando ao tipo de texto e ao tema, para ser algo relevante de acordo com o mercado em que atua.

4. O campo de pesquisa precisa estar visível;

Pode acontecer de o usuário estar procurando algo específico, então ele não irá navegar pelo site em busca de conhecer todos os serviços ou produtos. Ele irá pesquisar diretamente naquele campo de pesquisa. Consequentemente, ele precisa estar visível, de preferência no topo para facilitar a busca.

5. As categorias precisam ser claras;

Procure não criar nomes para as categorias. Seja claro. Por exemplo: Se a categoria é de produtos personalizados, nomeie da forma simples e direta: “Produtos personalizados”.
Se as categorias possuem apelidos ou nomes que você considera criativos, é melhor rever se isso facilita ou atrapalha a busca e a experiência do usuário.

Portanto, se você seguir essas dicas e o seu site apresentar um layout simples, com uma linguagem clara, que sane todas as dúvidas, ele terá como consequência maior tráfego, confiança, e acima de tudo, se for o seu caso, maior volume de vendas.

Precisa de uma consultoria para melhorar a usabilidade do seu site? Fale com a nossa equipe.

3 Comments

Leave a Reply